sexta-feira, 6 de julho de 2012

Especial Musical Flamenco Árabe- Playlist do Blog


Flamenco Árabe ou Zambra A Zambra

Flamenco Árabe ou Zambra A Zambra, ou Flamenco árabe é a fusão de movimentos de danças de povos nômades ancestrais.

Para ficar mais claro, é só observar um pouco da formação etnológica da população da Andaluzia, anterior ao surgimento do flamenco: Tartésico - habitantes das cidades ao Sul da Espanha, estabelecidos principalmente na região do vale de Guadalquivir. São povos descendentes das dinastias egípcias, que viviam à margem do Nilo.

De seus ancestrais herdaram à ligação ao mundo espiritual e à magia. Durante o século VII, as invasões árabes levaram à Espanha dois povos de diferentes regiões e culturas: os procedentes da ásia,região de Damasco (turcos - povos originalmente mongóis) e os bérberes (conhecidos por mouros), provenientes do norte da áfrica. Ambos introduziram seus costumes, dança e música ao povo andaluz, e também influenciaram com as tradições religiosas de seus povos, astradições maometanas, facilmente reconhecidas no cante flamenco.

 As performances de Zambra são uma mistura de coreografias e improvisação. As danças de grupo e em duo são habitualmente coreografadas, enquanto as apresentações solo são improvisadas, e variam de acordo com a personalidade da bailarina e o seu estado de espírito.

 É uma dança que tenta, de alguma forma, recriar as tradições de danças com origem nos primórdios da civilização, mas dá abertura para que trabalhemos com o que deu origem a esta forma de dança, a fusão, ousadia, experimentação e criatividade.

 Mais: http://www.dancealmha.com/videos-zambra.htm


                         

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...